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Quanto custa um curso para aprender a dirigir?
Segundo o instrutor Ronaldo Cardoso, especialista pós-graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, o custo total para tirar a Carteira Nacional de Habilitaçãopode chegar a R$ 3.000:
Tomando por base um processo de habilitação padrão, com um número razoável de aulas práticas e eventuais reprovações, eu diria que o custo total chegaria aos R$ 3.000,00.
Se você já chegou no “balcão” de uma autoescola para pedir um orçamento, deve ter ficado bastante confuso com todos aqueles valores. De qualquer forma, o importante é entender que os custos para tirar a CNH se dividem em 3 categorias:
Curso prático de direção e exame prático de direção (saiba mais)
Quem está aprendendo a dirigir fica muito ansioso para chegar na etapa 3. Então, falando especificamente do curso e do exame prático de direção:
Os especialistas dizem que, em média, uma pessoa que nunca dirigiu na vida leva 25 aulas para estar preparada para o exame de direção. Isso quer dizer de um a dois meses de aula.
Quanto tempo dura uma aula de direção da autoescola?
Uma aula de direção tem duração aproximada de 1 hora.
De qualquer forma, há alunos que preferem fazer mais de uma aula por dia. Dessa forma, converse com seu instrutor para conhecer as possibilidades.
Qual o melhor carro para se aprender a dirigir?
A escolha do primeiro carro para dirigir é muito pessoal e leva em conta uma série de fatores.
Geralmente a opção é pelos mais práticos, mais fáceis de manobrar e com melhor custo-benefício. As autoescolas também estão atentas a essa necessidade para oferecer o melhor aos seus alunos.
Os queridinhos são os tradicionais hatches compactos e subcompactos, de preferência equipados com direção elétrica e hidráulica que facilitam a dirigibilidade. E também pelas medidas reduzidas, que contribuem na hora de fazer uma baliza e encaixar naquela vaga apertada.
Vamos revelar um passo a passo básico para você começar a criar familiaridade com o processo de aprender a dirigir. Confira um resumo:
Passo 1: ajuste o banco
Passo 2: ajuste o espelho
Passo 3: ajuste o cinto
Passo 4: entenda as luzes do painel
Passo 5: conheça o câmbio do carro (marchas)
Passo 1: ajuste o banco
Se você está aprendendo a dirigir, é importante saber que ao entrar no veículo deve-se regular a distância do banco para acionar os pedais de forma confortável, sem precisar esticar muito as pernas.
A posição correta do banco é quando a sua perna (a perna que você faz o controle de embreagem) não fica totalmente esticada.
Isto é, mesmo você acionando o pedal da embreagem até o fundo, a sua perna deve ficar levemente esticada.
Passo 2: ajuste o espelho
Se você está aprendendo a dirigir, é importante saber que o retrovisor interno é o primeiro a ser regulado e tem de visualizar todo o ambiente atrás do carro.
Os externos, retrovisor esquerdo e retrovisor direito, devem manter a linha do horizonte no centro do espelho e mostrar o mínimo possível da traseira, a fim de reduzir ao máximo os pontos cegos.
Neste vídeo, o canal Carcará mostra na prática como regular o banco e os espelhos retrovisores do carro.
Passo 3: ajuste o cinto
Se você está aprendendo a dirigir, é importante saber que depois de ajustar os retrovisores você precisa colocar o cinto.
Posicione a faixa superior do cinto bem no meio do ombro. Assim, numa batida, não há risco dele enforcar o motorista ou escapar do peito.
Puxe a parte inferior para que o cinto não fique folgado. Ele deve ficar justo, mas nunca apertado.
Passo 4: entenda as luzes do painel
Se você está aprendendo a dirigir, é importante saber que quando a chave está no primeiro estágio ela aciona uma séries de luzes no painel de instrumentos.
Entenda o significado de cada símbolo do painel do carro (veja abaixo).
Passo 5: conheça o câmbio do carro (marchas)
Se você está aprendendo a dirigir, é importante saber que o câmbio comunica às rodas do veículo a potência do motor.
Quando o carro liga, as luzes no painel se acendem e apagam em seguida, restando apenas a luz do freio de mão.
Abaixe o freio de mão (alavanca posicionada no meio do banco) e selecione a primeira marcha, sempre com as duas mãos no volante.
Caso o carro estiver estacionado na direita, sinalize com a seta de direção pra esquerda e olhe para o retrovisor.
O carro irá andar sem a aceleração, por causa da injeção eletrônica, uma vez que ela mantém a marcha lenta.
Acelere o carro e troque pra segunda marcha. A primeira marcha faz apenas o primeiro movimento no carro.
Se o carro estiver a 30 km/h, troque para terceira marcha.